terça-feira, 29 de Julho de 2014

 



Para que servem os alimentos?

 

 

Os alimentos possuem fun­ções diversas no organismo. Dividem-se em três grandes grupos, de acordo com a sua funcionalidade:

• Energético

• Construtores

• Reguladores

 

Alimentos Energéticos - Fornecem Energia

O corpo precisa de energia para andar, pensar, trabalhar, brincar e para actividades que até dormindo não podem parar, como por exemplo: res­piração, batimentos do cora­ção, circulação do sangue nas veias e outras. Todos os ali­mentos fornecem energia, uns mais que outros. Os que fornecem muita quantida­de de energia estão no grupo chamado Energéticos. Alguns exemplos dos alimentos des­te grupo:

Óleo, manteiga, margari­na, bacon, açúcar, mel, pão, cereais, biscoito, bolo, doces, arroz, macarrão, milho, bata­ta, farinhas e outros.

 

Alimentos Construto­res - Auxiliam no Cresci­mento e Restabelecimen­to dos Tecidos

O nosso corpo tem capa­cidade de cicatrizar os feri­mentos e de construir ossos, pele, cabelo, unhas, dentes e outras partes. Da mesma forma, quando cortamos as unhas e os cabelos, eles con­tinuam a crescer. Os alimen­tos que fornecem os nutrien­tes necessários à construção destes tecidos estão no grupo dos construtores:

Carnes (boi, frango, porco, peixe, outros), leite e deriva­dos (iogurte, queijo, requei­jão, outros), ovos, feijão, ervi­lha, soja etc.

 

Alimentos Regulado­res - Regulam o Funcio­namento do Corpo

O organismo precisa de nutrientes para regular seu funcionamento, para preve­nir certas doenças como gri­pes e resfriados e para aju­dar na digestão dos alimen­tos. Os nutrientes reguladores são as vitaminas (A, B, C, D, E, K etc) e os minerais (Ferro, cálcio, sódio, potássio, zinco etc). Compõem este grupo os seguintes alimentos:

Todas as frutas (banana, limão, laranja, maçãs, outras), legumes e verduras (cenoura, abóbora, alface, couve, agrião etc).