sábado, 20 de Setembro de 2014

 


IBM desenvolve software para personalizar tratamento do cancro






Para responder a esta necessidade a IBM, em parceria com o Istituto Nazionale dei Tumori, de Milão, em Itália, estão a testar uma plataforma que permite aos médicos personalizar os tratamentos relacionados com o cancro.

Em comunicado a empresa explica que se trata de uma «plataforma de analítica biomédica para promover a medicina personalizada, que permitirá aos médicos aconselhar os pacientes, caso a caso, a melhor forma de progredir com os tratamentos. Isto levará a cuidados de saúde mais personalizados e inteligentes num amplo conjunto de especialidades médicas, incluindo oncologia, hipertensão ou assistência a programas HIV-Sida».

A plataforma será testada pelos médicos do instituto italiano. Sobre a participação neste projecto Marco A. Pierotti, director científico do Istituto Nazionale dei Tumori, refere que «tomar decisões na atual conjuntura, requer métodos computorizados que possam analisar as vastas quantidades de informação clínica do paciente para facilitar a tomada de decisões», pelo que «ao disponibilizar aos nossos médicos informação tão importante sobre o que melhor funcionou em pacientes com características clínicas semelhantes, podemos ajudar a melhorar a eficácia do tratamento e o estado de saúde final do paciente».